4 livros sobre educação bilíngue essenciais para educadores

Publicado em 08/Jul/2021 | por: Vanessa Tenório


A aprendizagem de um idioma adicional é uma temática que vem sendo pesquisada, debatida e aprimorada há mais de 50 anos. Boa parte desses estudos estão presentes em livros sobre educação bilíngue escritos por profissionais que, na prática, foram descobrindo como tornar o domínio de um idioma adicional um processo natural e instigante para os alunos.

Para te apresentar alguns desses trabalhos e mostrar alguns dos norteadores de nossas práticas aqui no Systemic, separamos 4 livros sobre educação bilíngue essenciais. Eles te ajudarão a mergulhar nesse universo e a dominar estratégias de ensino que transformarão suas aulas. Confira!


The Natural Approach – Stephen Krashen

Stephen Krashen foi um autor que chamou a atenção por seus conceitos estruturais. Ainda na década de 80, ele abriu uma discussão completamente diferente do que estava estabelecido sobre bilinguismo e ampliou os horizontes do ensino de línguas em “The Natural Approach”.

Nesse livro, ele contradiz tudo o que se sabia até então sobre o ensino de línguas afirmando que o aprendizado parte da exposição à língua, o que ele chama de “input”, e isso é suficiente para o desenvolvimento da fluência em um novo idioma.

Entretanto, o input precisa ser trabalhado com algumas técnicas para que os alunos compreendam o idioma com mais efetividade. Logo, esse livro trata do conceito de “comprehensible input” ou “Input hypothesis”.


The Content-Based Classroom – Marguerite Ann Snow & Donna Brinton

Uma nova edição de “The Content-Based Classroom”, que foi lançado originalmente em 1997, ganhou novo volume uma década após seu lançamento. Nele, as autoras fazem uma revisão completa do material apresentado na primeira edição, apresentando as mudanças nos modelos de CLIL e EMI. Enquanto três capítulos são atualizações do texto original, os outros 22 foram escritos inteiramente para essa edição.

Dividida em seis partes, a publicação conta um pouco da história do CBI, apresenta programas, currículos e designs de aulas, apresenta planejamentos estratégicos, aborda aplicações inovadoras de CBI e inclui uma variedade de modelos em diversos ambientes de CBI.

 

Learning and Teaching Languages Through Content: a counterbalanced approach - Roy Lyster

Mesmo com o input do modelo de imersão canadense, onde os alunos estudavam francês para desenvolver a língua em 100% das aulas, uma síntese da pesquisa de SLA mostrava que somente o uso do idioma como meio de instrução não trazia um aprendizado refinado. Isso se dava por uma série de motivos, inclusive pela forma como o professor conduzia as aulas.

Então, Roy Lyster trouxe em seu livro uma perspectiva baseada nessa pesquisa e até então não debatida: uma abordagem contrabalançada, que integra opções instrucionais baseadas em conteúdo, mas que também utiliza a estrutura gramatical como complemento. Assim, torna-se possível desenvolver o sistema interlinguístico dos alunos. Para isso, ele indica uma série de técnicas de interação eficazes para a sala de aula.

 

Content-based Foreign language Teaching – Laurent Cammarata (editor)

Este livro oferece orientações para transformar salas de aula que trabalham com língua estrangeira em ambientes onde se estimulam a curiosidade e a formação de senso crítico. Além disso, reforça que essas questões são tão importantes quanto o desenvolvimento do repertório linguístico. Logo, a publicação traz abordagens que ajudam a criar salas de aula onde esses estímulos sejam constantes.

O livro também descreve como os professores podem aplicar a instrução baseada em conteúdo, explica como os objetivos de linguagem podem ser alcançados dentro desse programa, identifica estratégias essenciais para apoiar a abordagem e discute questões de avaliação dentro desse contexto.


Agora que você já conhece alguns dos principais livros sobre educação bilíngue, que tal aprender mais sobre o papel da neurociência na aquisição de uma língua adicional? Confira os artigos que já publicamos aqui no blog sobre essa temática!