Funções executivas: entenda o que são e sua importância para o aprendizado

Publicado em 23/Sep/2021 | por: Equipe Systemic


Funções executivas são habilidades cognitivas importantíssimas. Para se ter uma ideia, são elas que nos ajudam a controlar emoções, pensamentos, racionalizar diante de problemas e favorecem a absorção de informações relevantes para nosso desenvolvimento.

Já no âmbito educacional, as funções executivas estão diretamente ligadas ao processo de aprendizado, pois facilitam a absorção e retenção de conhecimento. Apesar de estarem presentes no cérebro desde o nascimento, elas precisam ser estimuladas para que se desenvolvam.

Então realizar estímulos permite que ações dos mais diferentes níveis de complexidade sejam executadas com muito mais rapidez e assertividade. Assim, educadores que possuem conhecimento dessas funções e sabem como trabalhá-las em sua didática conseguem extrair muito mais do potencial de seus alunos. 

Confira neste artigo mais informações sobre as funções executivas e de que forma elas beneficiam o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes em fase escolar. 


O que são funções executivas?

Funções executivas são nossa capacidade cerebral de trabalhar estímulos e informações às quais somos expostos, além do poder de filtrá-las para que só o que é relevante de fato seja absorvido. 

Imagine o seu cérebro como o trânsito de uma metrópole. Como o fluxo de meios de transporte é gigantesco, sem estratégias que controlem e contenham o tráfego, torna-se inviável transitar pelas vias. O fluxo cerebral é semelhante a esse processo, logo é papel das funções executivas fazer essa gestão de tráfego.

Também é trabalho delas filtrar o turbilhão de estímulos que recebemos a todo momento e controlar a entrada e processamento de informações no cérebro. Esse conjunto de habilidades são regidas por três funções cerebrais distintas: memória de trabalho, flexibilidade mental e autocontrole. Conheça-as:


Memória de trabalho

É a capacidade de reter informações na mente. Necessária para realizar tarefas que demandam esforço cognitivo, é por meio dela que se faz cálculos “de cabeça”, cria conexões entre dois assuntos e hierarquiza-se prioridades. 


Flexibilidade cognitiva

É a habilidade de pensar criativamente para se adaptar a mudanças. É por meio dessa capacidade que se chega a soluções para problemas. 


Autocontrole

Configura-se como a capacidade de ponderar entre escolhas e optar pelo que acredita ser certo. Em crianças, o autocontrole as ajuda a não agir impulsivamente durante as aulas, por exemplo. 


Como estimular as funções executivas?

As funções executivas necessitam de estímulo para que alcancem seu potencial. No período da primeira infância a plasticidade cerebral é gigantesca, então crianças nessa fase (entre 0 e 6 anos) possuem a capacidade de absorver muito mais aquilo que experienciam. 

Logo, é um período importantíssimo para trabalhar todo tipo de conteúdo. Para garantir o desenvolvimento dessas capacidades é preciso investir na qualidade das interações e experiências que as crianças terão durante este período. 

Esse, inclusive, é um momento muito oportuno para inserir um idioma adicional na rotina da criança. Mas não só isso: as vantagens de trabalhar as funções executivas durante todo o período escolar valem para qualquer estudante. Confira abaixo as principais:


Melhora no desempenho escolar

Desenvolver as funções executivas ajuda os estudantes a aguçar a memória, evitar distrações, adaptar-se a regras, terem resiliência e criatividade para resolver problemas e tornarem-se mais responsáveis. 


Fortalecimento da saúde 

O desenvolvimento das funções executivas colabora com a saúde porque estimula boas práticas de nutrição e atividade física, ajuda o sistema nervoso a lidar melhor com o estresse.


Desenvolvimento de comportamentos positivos

Alunos que passam por atividades que estimulam as funções executivas trabalham melhor em equipe, desenvolvem senso de liderança, desenvolvem ciência das próprias emoções e pensam de forma crítica.


Viu porque conhecer as funções executivas e entender a importância de aplicar práticas  que visem seu estímulo é tão importante? Na metodologia empregada pelo Systemic, além trabalhamos a aquisição de um idioma adicional levando em consideração essa e muitas outras teorias da neurociência. 

Assim, otimizamos o aprendizado de nossos alunos e os tornamos aptos não só em uma nova língua, mas também para desbravar o mundo. 


Referências:

https://www.enciclopedia-crianca.com/funcoes-executivas/sintese

https://developingchild.harvard.edu/translation/resumo-funcao-executiva-habilidades-para-vida-e-aprendizagem/

http://www.ee.usp.br/pesq/apostilas/WP-Funcoes%20Executivas.pdf