Exames de Cambridge: conheça os tipos e suas finalidades

Publicado em 05/Aug/2021 | por: Equipe Systemic


Se você estuda inglês e está pensando em mostrar sua proficiência no idioma, já deve ter ouvido falar dos exames de Cambridge. Afinal, trata-se da avaliação de uma das maiores instituições de ensino do mundo e que possui mais de 100 anos de , o que lhe dá um prestígio gigante quando o assunto é certificações de proficiência.

Entretanto, a vasta oferta de exames pode confundir quem é pego de surpresa: são mais de 25, e cada um conta com finalidades específicas e propósitos distintos. Por isso, entender aquele que atenderá às suas necessidades é o primeiro passo para obter uma certificação de Cambridge. 

Como nós do Systemic Bilingual somos um centro autorizado para aplicação dos exames de Cambridge, vamos te explicar tudo o que você precisa saber para dar o próximo passo rumo à proficiência. Boa leitura!


Afinal, por que fazer os exames de Cambridge?

Como você deve saber, os exames de Cambridge não são os únicos que atestam proficiência. Entretanto, cada uma das avaliações são formuladas de diferentes formas e, portanto, contam com diferentes pesos. Então um exame TOEFL, por exemplo, possuirá um peso diferente de uma das avaliações de Cambridge.

Além disso, diferente da maioria dos outros exames, os realizados pela Cambridge English Assessment não possuem data de validade. Logo, são um importante documento para atestar proficiência em trabalhos ou cursos em outro país ao longo dos anos. 


Quais são os tipos de exames de Cambridge?

Os exames Cambridge English Qualifications são divididos em níveis que condizem com habilidades que você adquire ao desenvolver o idioma. Logo, há testes que avaliarão sua capacidade de fala, escrita, leitura e escuta, assim como com que facilidade você utiliza essas competências. 

Os testes são atualizados constantemente para garantir que seu aprendizado condiga com as necessidades atuais e são pensados para avaliar situações do dia a dia, do âmbito acadêmico e da área de negócios. 

Além disso, cada um deles é baseado nas habilidades que você adquiriu no nível anterior, o que aumenta a sensação de continuidade de aprendizado. Abaixo você pode ver como os exames funcionam:


Cambridge English: Young Learners (YLE)

Também conhecida como Young Learners English, a YLE é uma série de testes em língua inglesa feitos especialmente para crianças e pré-adolescentes. Seu intuito é atestar o nível de inglês de seu filho de acordo com os reconhecidos padrões internacionais da Cambridge English Qualifications.

O YLE é composto por três exames: Pre A1 Starters, A1 Movers e A2 Flyers. Todos eles são baseados em atividades que proporcionam às crianças uma forma simples de atestar o que já aprenderam e ajudá-las a entender o que podem melhorar para avançar na aquisição do idioma.



A2 Key

A qualificação A2 Key, antiga KET, comprova sua capacidade de usar o inglês para se comunicar em situações simples, sendo, assim, uma certificação de nível básico. O teste para adquirir a certificação A2 Key analisa sua desenvoltura em todas as quatro habilidades de domínio do idioma – leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral. 

O exame A2 Key é ideal para quem está começando a aprender inglês e quer entender em que nível se encontra. Ele não só atesta progresso do candidato, como também mostra quais habilidades precisam ser mais bem trabalhadas. O teste A2 Key dura aproximadamente 2 horas. Para obter a certificação, a pessoa inscrita precisa atingir entre 120 e 139 pontos. 


B1 Preliminary

O exame B1 Preliminary, antiga PET, é um teste para qualificação de nível intermediário. Ideal para pessoas que já dominam os conceitos básicos do inglês, essa certificação atesta algumas habilidades práticas para usar a língua diariamente.

Ele é o segundo teste da jornada de aprendizagem do inglês, ficando entre o A2 Key (que mencionamos acima) e o B2 First. Ele é importante para monitorar o desenvolvimento do candidato ao longo da aquisição do idioma, sua escala de pontuação fica entre 140 e 159 pontos e o teste pode ser feito no computador ou por escrito. Quem vai prestar o teste terá aproximadamente 2h e 20 minutos para fazê-lo. 


B2 First

Se você já se comunica com confiança suficiente para transitar em ambientes onde o inglês é o idioma principal, o B2 First é a certificação que você precisa para atestar a competência. Esse nível é ideal para quem busca fazer intercâmbio, já que boa parte dos programas que realizam esse tipo de iniciativa pedem algum certificado de proficiência no nível B2 ou superior.

Além do intercâmbio, o certificado de B2 First pode ser a porta de entrada para algumas vagas de trabalho no exterior também, uma vez que ele comprova a presença de habilidades necessárias para o mercado de trabalho.

Ela é equivalente ao nível B2 no Quadro Comum Europeu de Referência e comprova que você possui aptidão para se comunicar nas principais situações da vida cotidiana que exigem um grau maior de comunicação: estudo, trabalho e vida social.


C1 Advanced

O C1 Advanced, antigo CAE, é um teste de proficiência que comprova um alto nível de domínio do inglês. Por esse motivo é a qualificação ideal para aqueles que buscam desenvolver a vida universitária ou profissional em locais onde o inglês é a língua nativa. 

Atualmente, mais de 9.000 instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais em todo o mundo solicitam a certificação C1 Advanced como comprovação do conhecimento  da língua inglesa. 

A partir desse nível, você consegue resumir trabalhos acadêmicos, fazer relatórios de trabalho complexos ou analisar mais profundamente textos sobre temas técnicos. O teste para a certificação C1 dura aproximadamente quatro horas e tem como referencial de pontuação entre 180 e 199 pontos.


C2 Proficiency

Nível mais alto de proficiência na língua inglesa, o C2 (antigo CPE) basicamente atesta que você se comunica em inglês em um nível semelhante ao nativo. Esse teste é destinado para aqueles que desejam trabalhar em ambientes profissionais ou acadêmicos altamente qualificados, como, por exemplo, em mestrados, doutorados ou PhDs.


Como se preparar para fazer exames de Cambridge?

No site do Cambridge English Assessment você encontra uma página com diversos recursos para auxiliar na preparação para os exames. O Test & Train, por exemplo, é uma ferramenta que te ajudará a preparar-se para o exame B2 First. No site você também encontra livros que contam com edições anteriores dos exames para treinar em casa. 

Por fim, o site ainda disponibiliza uma FAQ com as questões mais frequentes dos candidatos sobre os exames e alguns conselhos para quem vai realizá-los. 

Esperamos que essas informações te ajudem a esclarecer dúvidas sobre os exames de Cambridge e por que fazê-los é a melhor maneira de atestar seus conhecimentos em inglês! 

Para saber quando entrar mais conteúdos como esse em nosso blog, não deixe de assinar nossa newsletter. Já para ficar por dentro do que acontece no Systemic Bilingual, siga-nos nas principais mídias sociais!