5 dicas de como aproveitar as horas livres das crianças em casa para praticar inglês

Publicado em 19/Mar/2020 | por: Equipe Systemic


Diversas escolas ao redor do país suspenderam as aulas seguindo as orientações dos órgãos públicos de saúde para evitar a disseminação do COVID-19 (coronavírus). Com isso, as crianças – assim como os pais – precisam se adaptar a uma nova rotina de aprendizagem. Com ferramentas simples, é possível trazer um pouco da vivência que os alunos têm nas salas de aula do nosso programa bilíngue para a sala de casa.


Para não deixar os alunos sem contato algum com o inglês durante esse período fora das escolas, os pais podem ser grandes incentivadores para promover pequenos momentos imersivos no idioma.


1 – Assistir a filmes ou desenhos animados com áudio e legenda em inglês

Essa atividade, além de ser excelente para praticar habilidades de compreensão e leitura, pode ser uma maneira de estreitar os laços familiares.


2 – Explorar sites autênticos (inglês nativo)

Na internet, há uma imensidão de conteúdos a ser explorados. Dê preferência sempre aos sites autênticos, isto é, aqueles em que o inglês é usado naturalmente por ser idioma oficial do seu país de origem, e não sites traduzidos ou adaptados para estrangeiros.


 3 – Conversar sobre temas do universo infantil

As crianças se sentem muito mais motivadas para falar sobre aquilo que lhes interessam. Por isso, é importante que os pais perguntem sobre quais temas gostam mais, para que juntos possam explorar vídeos, textos, imagens, jogos e diversos outros conteúdos multimídia sobre o tema. É claro, tudo em inglês!


4 – Brincar com jogos de tabuleiro ou de cartas

Hoje em dia há infinidade de jogos de tabuleiro ou de cartas disponíveis no mercado, para todos os gostos e interesses. Alguns, inclusive, só possuem ícones imagéticos na composição das suas peças, o que permite falar em inglês enquanto se joga. A interação promovida pela dinâmica dos jogos torna esse momento muito propício para praticar a língua!


5 – Cozinhar

A cozinha também é um lugar com potencial bastante propício para estimular a interação e o diálogo. Ao cozinhar juntas, as famílias não só aproveitam um momento fraterno e afetuoso, como também podem praticar muito o inglês para nomear as ações, ingredientes e utensílios necessários para o preparo dos pratos.


Além dessas atividades mencionadas acima, nós do programa Systemic Bilingual resolvemos compartilhar uma lista de recursos pedagógicos que também podem ser usados nessas horas livres em casa. Com isso, esperamos que não só nossos alunos consigam ter acesso a essas atividades, mas também todas as crianças do Brasil que queiram praticar um pouco mais de inglês nesse período sem aulas presenciais. Clique aqui e acesse o kit de atividades