Como estimular a criatividade dos alunos? Confira 4 dicas práticas

Publicado em 29/Jul/2021 | por: Equipe Systemic


Aprender como estimular a criatividade dos alunos pode te trazer muitos ganhos em sala de aula. Afinal, ela ajuda (e muito) os estudantes a ganharem autonomia para ir além do proposto, buscar soluções “fora da caixa” e encontrar respostas inovadoras para os desafios estabelecidos nas aulas. Por isso, promover atividades que exercitem a criatividade é fundamental para qualquer profissional que deseja elevar o aprendizado de seus alunos. 

Se você deseja incluir o estímulo à criatividade em suas aulas mas não sabe por onde começar, listamos algumas práticas que podem te ajudar a dar os primeiros passos. Porém, se você já inclui esse exercício ao seu cronograma, continue lendo para aprender novas formas de trazer a criatividade para o centro do seu processo de ensino!


Por que é tão importante estimular a criatividade?

Entramos em contato com estímulos o tempo todo, mas é principalmente na infância que somos imersos em novas experiências. São elas, em grande parte, que irão moldar a nossa visão de mundo, então criar ambientes e situações onde as crianças possam explorar, descobrir e reinventar é uma iniciativa importante. Assim, elas começam a formar um repertório criativo e tornam-se mais atentas com o que experienciam. 


O que posso fazer para estimular a criatividade dos alunos?


Faça questionamentos instigantes

Uma forma simples e efetiva de instigar os alunos é perguntar coisas que os façam sair da zona de conforto. Assim, eles são levados a pensar em formas diferentes de chegar às respostas e a expandir o debate sobre o assunto. Mas como chegar a essas questões?

Rhonda Bondie, que é pesquisadora da Faculdade de Educação de Harvard, defende que as perguntas certas precisam de objetivos bem definidos. Esses objetivos, por sua vez, podem ser distribuídos em três categorias:


– obter informações;

– construir compreensão;

– encorajar reflexão.


Para que esse processo seja eficaz, lembre-se de alinhar essas perguntas à cultura local, ao repertório dos alunos e aos seus interesses. De acordo com a pesquisadora, o conhecimento do professor sobre seus alunos torna o acesso a boas questões mais fácil. 


Envolva os alunos no consumo e na produção de arte

Estimular a produção e o consumo de arte na sala de aula, independente da disciplina que esteja sendo ensinada, é uma das formas mais eficazes de conseguir ampliar o repertório criativo dos alunos.

Porém, pense com cuidado em quais estímulos você deseja despertar nos alunos. Eles precisam estar alinhados ao conteúdo abordado em sala de aula para se atingir o objetivo da interdisciplinaridade. Além disso, sempre tente aliar a apresentação dessas produções a algo que já interesse aos alunos. 


Por exemplo: para falar sobre cultura nordestina, que tal trazer artistas que os alunos já conhecem e, depois de citá-los, dar exemplos com o que eles ainda não conhecem?


A partir disso, você consegue criar links mais efetivos com o objeto de estudo e captar a atenção dos alunos com mais facilidade. Ademais, não subestime o poder da ludicidade: inclua filmes, pôsteres, quadros, peças de teatro e quaisquer outras expressões artísticas que possam enriquecer o debate sobre o assunto.


Vá além da sala de aula

É possível dar aulas incríveis em sala de aula, mas sempre que possível amplie o universo do aprendizado para outros locais. Ah, e para isso não é preciso nem sair dos limites da escola. Confira algumas práticas:


- tente ensinar noções de espaço na quadra poliesportiva, sobre ciências no jardim, sobre matemática nos corredores… 


Enfim, o que mais se pode aprender de novo nesses locais? Busque conexões com o assunto da aula. Seus alunos vão adorar!

Já quando o destino for um museu, um cinema ou um zoológico, por exemplo, ensine sobre o que será visto lá antes da ida. Isso enriquecerá ainda mais a visita. No mais, existe uma série de espaços que estão dispondo de tours on-line. Que tal experimentar um passeio desses em uma das aulas?


Estimule o aprendizado a partir dos erros

Errar é completamente normal durante o processo de ensino-aprendizagem, mas o que você tem feito com essas tentativas dos alunos? Para estimular ainda mais a criatividade deles, ajude-os a aprender a partir daquele erro. 

Encorajá-los a entender o porquê de a resposta não está certa é um bom caminho para fixar ainda mais a resposta certa, mas lembre-se que cada tentativa deve ser comemorada igualmente. 

E aí, o que você achou dessas dicas? O que você já fez ou tem feito para estimular a criatividade dos seus alunos? Aproveita e conta pra gente! Se esse artigo foi útil para você, navegue por mais textos sobre metodologias de ensino e conheça os principais norteadores das práticas do Systemic!


REFERÊNCIAS

Criatividade abre as portas para melhor aprendizagem: https://novaescola.org.br/conteudo/12394/criatividade-abre-as-portas-para-melhor-aprendizagem

Como fazer perguntas propositivas para os alunos: https://educacaointegral.org.br/metodologias/como-fazer-perguntas-propositivas-para-os-alunos/

Ideias para estimular a criatividade dos alunos: https://escoladainteligencia.com.br/blog/4-ideias-para-estimular-a-criatividade-das-criancas/