Aprendizagem Baseada em Projetos: entenda o que é PBL e como introduzi-la nas aulas

Publicado em 22/Jul/2021 | por: Equipe Systemic


A Aprendizagem Baseada em Projetos ou PBL, sigla para Project-Based Learning, é uma metodologia que usa a investigação e o desafio como práticas norteadoras das aulas. Por meio dessa prática, a PBL visa tornar os alunos protagonistas de seus aprendizados. 

No cenário atual, onde as aulas remotas tendem a ser morosas ou cansativas para crianças e adolescentes, a PBL pode ser a solução para educadores que desejam dinamizar suas práticas.

Por isso, neste texto, te apresentaremos o que é PBL, como ela funciona e de que forma você pode introduzi-la em sua didática. Confira! 


O que é a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL)?

A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma das metodologias ativas que utiliza iniciativas interdisciplinares como foco do ensino. Nela, os estudantes lidam diretamente com questões norteadoras, tomadas de decisões e trabalho em equipe. 

De acordo com a pesquisadora Lilian Bacich (2018), o uso das novas tecnologias ampliou a necessidade de buscar formas para fazer o aluno adquirir não só o conteúdo, mas também habilidades socioemocionais como criatividade, colaboração e comunicação.

Para ela, pensamento crítico, colaboração e empatia são essenciais nesse processo de descoberta e aprendizado dos alunos. 


Quais são os objetivos da Aprendizagem Baseada em Projetos?

O Buck Institute for Education (2008) indica que a Aprendizagem Baseada em Projetos tem como objetivos principais:

Trabalhar com conteúdos relevantes, dando oportunidade para o estudante investigar por meio de questionamento e pesquisa e, posteriormente, apresentar o resultado de seu trabalho.

Desenvolver habilidades para o século XXI, instigando o prazer de aprender, dando voz e escolha e promovendo reflexão nos estudantes.


Como esses projetos podem ser feitos?

Os projetos provenientes da PBL podem surgir de problemas reais, que dizem respeito ao cotidiano da comunidade escolar, ou de questões norteadoras, geralmente advindas de temas que estão sendo trabalhados em aula. 

De acordo com Bacich (2018), para enquadrar-se em uma prática de PBL essas questões “precisam promover investigação, levantamento de hipóteses, o trabalho em grupo e outras competências até chegar a uma solução ou a um produto final”.

A partir dessa indagação, os estudantes precisam lidar com essas questões, tomar decisões e trabalhar em equipe.


Quanto tempo os projetos duram?

O tempo de planejamento e execução dos projetos, assim como o produto a ser entregue no fim do processo, dependem da proposta trabalhada pelo professor em sala. Entretanto, Bacich (2018) aponta que alunos mais novos tendem a responder melhor a projetos mais curtos, enquanto os mais velhos desenvolvem projetos longos com maior facilidade.


Como engajar os alunos a participar dos projetos?

A autora também explica que a existência de uma boa questão norteadora é fundamental para o sucesso da iniciativa. Ela deve ser construída coletivamente e ampla o bastante para permitir diferentes possibilidades de resolução. Assim, cria-se um ambiente favorável à realização de escolhas em cada uma das etapas do projeto.


Por que trabalhar por meio de PBL?

Quando bem introduzida, a Aprendizagem Baseada em Projetos pode despertar habilidades socioemocionais importantes para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos. Porém, não só isso: atividades baseadas em PBL ajudam a desenvolver as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Logo, trabalhar por meio da PBL é uma excelente forma de imergir os alunos em temas que demandam aprofundamento e podem ser explorados por mais de uma perspectiva. 


Como avaliar projetos baseados em PBL?

A entrega final dos projetos é importante, mas é necessário que o educador preste ainda atenção ao processo, pois é lá que as descobertas são feitas. Por isso, acompanhe todas as etapas do trabalho em contato constante com os alunos, questione-os e tire suas dúvidas.

No fim do projeto, aproveite para saber deles quais foram os aprendizados que eles obtiveram estudando para elaborar o trabalho. Nossa dica é que você vá além do conhecimento técnico: pergunte quais emoções aquele tema despertaram neles, como eles veem que podem usar aquilo que aprenderam no dia a dia, etc. 

Viu por que trabalhar com a Aprendizagem Baseada em Projetos é tão importante para o novo cenário da educação? Esperamos que esse artigo tenha te trazido inspirações para seus próximos planejamentos! 

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Fontes: 

BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. Artmed, 2008.

LILIAN BACICH: https://lilianbacich.com/2019/01/16/aprendizagem-baseada-em-projetos-desafios-da-sala-de-aula-em-tempos-de-bncc/. Acesso em 10/05/2021.

REVISTA NOVA ESCOLA: https://novaescola.org.br/conteudo/20407/aprendizagem-baseada-em-projetos-entenda-o-que-e-e-como-funciona-na-pratica. Acesso em 22/07/2021.