A Importância do Planejamento Anual

Publicado em 23/Jan/2020 | por: Keylla Barros


O planejamento de ações está presente em nossa vida diária, desde a elaboração de uma lista de compras antes de ir ao supermercado a resoluções de ano novo. No âmbito educativo, não é diferente. 

Um bom planejamento é necessário para que os objetivos de ensino-aprendizagem de curto, médio e longo prazos sejam alcançados. Ele também é peça estratégica para os processos de avaliação para a aprendizagem, onde o professor utiliza esse documento para ampliar suas estratégias pedagógicas. 

O planejamento deve ser flexível, viabilizando a revisão de atividades e a inclusão de novas ferramentas de ensino-aprendizagem. Ele também diminui os riscos de aulas monótonas e improvisadas, que podem desencadear o desinteresse dos alunos e dificultar o gerenciamento de sala de aula. 

No Systemic Bilingual, as aulas são pensadas de maneira estratégica, aliando conteúdos adaptados aos níveis de cognição dos alunos e seus interesses. Ainda assim, os professores são contemplados com planejamentos que são a espinha dorsal das aulas, facilitando o entendimento de objetivos e a realização de atividades. 

A elaboração do planejamento anual visa uma aliança entre as aulas propostas nos manuais e a cultura escolar de cada centro onde a metodologia está sendo implementada. 

É de extrema importância que o professor tenha conhecimento do número de aulas que terá disponível durante o curso escolar, levando em consideração eventos gerais da escola, feriados nacionais, estaduais e municipais e outras situações, comparando o número de aulas dos manuais aos dias letivos disponíveis. 

Dependendo da instituição escolar e de sua cultura, o uso de materiais alternativos também é necessário. É importante conhecer os recursos disponíveis da escola, como laboratórios, ateliês e espaços abertos, além de recursos para pesquisa, como bibliotecas e uso de tecnologia dentro e fora de sala de aula. 

Para isso, nossos coordenadores auxiliam na elaboração dos planejamentos quinzenais, oferecendo ideias e possibilidades de flexibilização de atividades, como o uso do Sketchpad e desenvolvimento de projetos. 

Um bom professor sempre tem, em uma mão, um planejamento anual conciso e coerente que norteará a organização da quantidade de aulas aliada ao calendário escolar. Na outra, ele terá o seu planejamento quinzenal, mais detalhado, propondo atividades que busquem alcançar os objetivos estabelecidos para aquela unidade temática.