Dicas para dar aulas online

Publicado em 20/Apr/2020 | por: Equipe Systemic


Sabemos que ministrar aulas online é um grande desafio. Pensando nisto, separamos algumas dicas sobre como preparar suas aulas digitais, assim, esperamos que você transforme suas aulas do bom para o melhor!

Os tempos estão mudando rapidamente e às vezes pode ser difícil ficar a par de tudo a todo instante. É por isso que planejamento é de suma importância. Ao planejar suas aulas, atente-se aos seguintes pontos:


OBJETIVOS

Qual é o principal objetivo da aula? Que recursos eu tenho à disposição para ajudar meus alunos a alcançá-lo?


PRAZOS

Sempre mantenha os prazos em foco. Se for difícil submeter seus planos de aula a tempo, fale com seu coordenador e combine um novo prazo.


RECURSOS TECNOLÓGICOS

Sempre inclua recursos tecnológicos que engajem os alunos e deixem sua aula mais dinâmica e centrada no aluno. Teste-os com antecedência para verificar que sabe operá-los.


MATERIAIS

Como em qualquer outra aula, você precisa ter todos os materiais à mão. Use objetos reais, e também decore o ambiente de fundo com itens relacionados ao tema da aula. Certifique-se que todos os recursos tecnológicos estão disponíveis e funcionando.


ESTRATÉGIAS DE GERENCIAMENTO

Novo ambiente, novas regras! Como você pode organizar a participação dos alunos online? Que estratégias positivas você pode usar?


GRAVAÇÕES EM VÍDEO

Procure um local quieto para evitar ruídos ou alguém passando atrás de você.


LINGUAGEM CORPORAL

O corpo fala! Então, certifique-se de que você está disponível e interessado de forma genuína no que os alunos estão falando. Por exemplo, inclinar-se para trás na cadeira e colocar a mão no rosto podem demonstrar falta de interesse no que está sendo dito.


DRESS CODE (ROUPAS ADEQUADAS)

Nesse novo ambiente de aprendizagem, aparência é muito importante. Se possível, use a farda escolar. Lembre-se: seus alunos não são mais os únicos espectadores das aulas.