7 desafios da gestão escolar e como solucioná-los

Publicado em 12/Nov/2021 | por: Equipe Systemic



Gerir uma instituição de ensino é uma missão que demanda paciência, empatia e abertura a mudanças. Afinal, os desafios da gestão escolar que se preocupa com o desenvolvimento integral dos alunos são inúmeros. Mas afinal, o que pode ser feito para solucionar esses desafios? 

Pensando nisso, trouxemos algumas práticas que podem ajudar qualquer diretor ou diretora a se posicionar frente aos desafios da gestão escolar. Boa leitura!


Qual é o contexto da educação na atualidade?

Além de lidar com questões de um mundo totalmente conectado, o gestor ou gestora educacional precisa aprender como inserir as transformações nas metodologias de ensino e no comportamento da sociedade. Essas questões permeiam a rotina administrativa escolar e, portanto, exigem uma postura firme, mas nunca autoritária.

Abaixo, explicamos como lidar com alguns desafios da gestão escolar na atualidade.


Desenvolver competências do século 21

Adequar-se às novas práticas de ensino e aprendizagem é imperativo para qualquer escola. Aqui no Brasil, estamos em processo de adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principal parâmetro para a educação do futuro. Nela, prioriza-se práticas em que sejam trabalhadas questões como senso de liderança, tomada de decisões e resolução de conflitos. Tudo isso a fim de formar pessoas com senso crítico, de cidadania e que respeitem as diferenças. 

Logo, é também papel da escola trazer práticas que desenvolvam os alunos nesse sentido. Quais iniciativas dentro do currículo estão voltadas para isso? As aulas são pensadas de forma a inserir essas temáticas em paralelo ao conteúdo?

Essa adequação exige do profissional responsável pela gestão da escola, além de um olhar atento às transformações, planejamento e organização para adaptar o currículo de sua instituição à nova realidade. Mas não só isso: elas também demandam capacitação de todo o corpo docente para que eles possam acompanhar o novo cenário.


Adaptar-se às novas tecnologias

Escolas que não se adaptarem ao uso das novas tecnologias não conseguirão se manter. Afinal, vivemos em um mundo onde tudo é conectado e, mesmo em casa, crianças e adolescentes já possuem contato contínuo com diversos dispositivos. Logo, é papel da gestão escolar identificar quais tecnologias podem ser inseridas no currículo e, a partir disso, inclui-las no dia a dia dos alunos.

Existe alguma plataforma que integra o que é aprendido presencialmente ao mundo digital? Dispositivos interativos, como lousas digitais e equipamentos de Realidade Virtual (RV) ou até um laboratório de robótica fazem sentido para a realidade de sua instituição? 

Avalie esses avanços e, na medida do possível, insira-os na realidade da escola. Afinal, eles fazem parte do futuro do mercado de trabalho e isso é extremamente valorizado pelos pais e responsáveis. 


Motivar o corpo docente

Um corpo docente que não possui esforços reconhecidos e méritos valorizados não conseguirá trabalhar as melhorias que você precisa para trazer diferenciais à sua escola. Os professores são uma peça fundamental nesse processo, por isso mantê-los motivados e engajados é fundamental para alcançar bons resultados. 

Logo, fica o questionamento: o que você tem feito pela sua equipe? As boas práticas e a inovação que são levadas para a sala de aula estão sendo reconhecidas? Tudo isso conta. Além do mais, você também pode pensar em criar um canal para ouvir demandas, criar um plano de carreira, investir na formação contínua e melhorar a infraestrutura das salas. Lembre-se de valorizar os professores porque isso se reflete não só no engajamento dos profissionais, mas também no desempenho dos alunos.


Incentivar a participação dos pais na rotina escolar

Apesar de a escola ser um agente de transformação na vida dos alunos, ela não pode (nem deve) fazer tudo sozinha. Portanto, a escola deve chamar pais e responsáveis à responsabilidade. Mas como fazer isso? 

Você pode começar estimulando os professores a criarem projetos que incluam a participação dos pais, mas também promover ações internas periódicas para trabalhar temas que sejam dos interesses deles. 

Que tal chamar uma psicopedagoga para falar sobre a importância do descanso para o aprendizado? Não é incomum que pais acabem sobrecarregando seus filhos de tarefas, então estimular conversas como esta pode aproximá-los da escola e entender que a criança precisa viver a fase de forma leve.


Introduzir o ensino bilíngue na escola

O domínio de uma língua adicional tem ganhado cada vez mais força como diferencial de mercado. Mas não só isso: aprender um novo idioma transforma o jeito como os alunos aprendem e a forma como lidam com as questões à sua volta. 

Se você não possui corpo técnico suficiente para pensar nisso como uma questão aplicável à sua escola, soluções como o Systemic Bilingual podem ser efetivas para inserir e obter resultados expressivos com o ensino bilíngue. 

Além de ser embasado nos mais recentes estudos sobre bilinguismo e neurociência, o Systemic já está adequado às normas da BNCC e é flexível, podendo se adaptar ao currículo que a escola já oferece. Ou seja, um ganho e tanto para a instituição. Consulte os pais e responsáveis e ofereça essa solução para entender como eles a enxergam e, assim, descobrir a melhor forma de adotá-la.


Lidar com questões de inclusão durante as aulas

Questões sensíveis que afetam minorias como bullying, racismo, masculinidade tóxica e LGBTQIA+fobia, por exemplo, ocasionalmente transpassam os portões e acabam entrando na escola. Para evitar que esse tipo de comportamento seja repetido ou até incitado dentro da instituição, é preciso investir em práticas e debates que acolham as diferenças e estimulem a conscientização não só de alunos, mas também de pais e responsáveis. 

Incentive projetos feitos pelos próprios alunos e convide os pais a participar desses debates. Temas sensíveis demandam um trabalho maior por parte da escola, mas quando bem-sucedidos, esses debates têm um poder transformador.

Viu só? São muitos os desafios da gestão escolar, mas as soluções são não só conhecidas como também implementáveis. Para saber mais sobre o universo da educação em seus mais diversos âmbitos, não deixe de acompanhar nossas postagens. Além disso, acesse nossa Digital Library para visualizar e-books, infográficos, vídeos educativos e muito mais!