Benefícios do bilinguismo: conheça 4 vantagens cientificamente comprovadas

Publicado em 19/Aug/2021 | por: Equipe Systemic


Se você acha que o bilinguismo se restringe a aquisição de um novo idioma, se engana. Sabia que quem domina mais de uma língua estimula áreas do seu cérebro que podem prevenir doenças? Pois é. 

Esse fenômeno acontece porque o estímulo que a aprendizagem de uma língua adicional causa está diretamente ligada a benefícios neurais comprovados cientificamente. Para entender melhor quais benefícios o bilinguismo possui, continue lendo este artigo!


1. Pessoas bilíngues possuem mais de um canal mental

Aprender um idioma adicional pode ter grande influência sobre nosso comportamento em determinadas situações. Isso foi constatado por um estudo coordenado por Susan Ervin-Tripp, da Universidade de Berkeley. 

Na pesquisa, ela conseguiu evidências que mostram uma habilidade desenvolvida em pessoas bilíngues: elas utilizam dois canais mentais, um para cada idioma. Elas funcionam, de acordo com a cientista, como “duas mentes diferentes”. 

A explicação para isso é que cada idioma desperta valores distintos na mente, que estão ligados principalmente à cultura que vivenciamos enquanto aprendemos.


2. O Sistema Executivo de pessoas bilíngues é mais eficiente

Funções executivas são processos que dão suporte a muitas atividades diárias, como planejamento, raciocínio flexível, atenção concentrada e inibição comportamental. 

Além disso, uma grande habilidade desenvolvida por pessoas bilíngues é ser “multitasking”, ou seja, ter a facilidade de transitar entre uma tarefa e outra sem ficar confuso. 

Isso é possível porque pessoas bilíngues alcançam uma flexibilidade mental que é ocasionada pelo fortalecimento do cérebro.

A Dra. Ellen Bialystok, pesquisadora da Universidade York de Toronto, esclarece afirmando que “esses fatores são estabelecidos desde cedo e devem nos orientar sobre quando dar lições aos jovens estudantes em outro idioma. Bilinguismo é saudável”, de acordo com a cientista. 


3. Pessoas bilíngues fazem "ginástica cerebral" contínua

Quando se fala mais de uma língua, tanto o idioma materno quanto os adicionais disputam atenção em nosso cérebro o tempo todo. 

Logo, quando pessoas bilíngues ou multilíngues executam tarefas que envolvam comunicação, o cérebro é estimulado para escolher as palavras certas no idioma certo. 

Isso é, de certa forma, um teste difícil e contínuo de controle executivo. Logo, falar mais de uma língua acaba funcionando como um "treinamento cerebral".


4. Pessoas bilíngues possuem mais longevidade cerebral

A Dra. Ellen Bialystok também descobriu que pessoas bilíngues com tendência a desenvolver Alzheimer demoram de 4 a 5 anos a mais para apresentar os sintomas da doença, quando comparadas àquelas que falavam apenas um idioma. 

Ela constatou que o bilinguismo, nesse caso, é o responsável, já que desenvolve no cérebro a capacidade de retardar os efeitos da doença. A explicação é simples: como as pessoas bilíngues tendem a possuir um cérebro maior e mais massa cinzenta, elas acabam compensando os danos degenerativos da doença por mais tempo.

Se você gostou de saber sobre esses benefícios, saiba que eles podem ser aproveitados em qualquer idade! Explicamos essa afirmação com dados científicos em um infográfico super didático. 

Para nos ajudar a disseminar conhecimento, não deixe de compartilhar este artigo com quem possa se interessar por essas informações. Já para ficar por dentro de nossas novidades, siga-nos nas principais mídias sociais e visite o blog semanalmente!


Referências

https://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI313503-17579,00-BILINGUES+TEM+VANTAGENS+NO+APRENDIZADO.html

https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-bis/conheca-os-tres-principais-beneficios-do-bilinguismo/